8 de dezembro de 2011

A farsa

Por Luiz Araújo


Ontem foi a leitura do relatório do deputado Ângelo Vanhoni sobre o Plano Nacional de Educação. O texto já estava disponível desde segunda-feira. Tem muita coisa pra discutir e vou fazê-lo nos próximos dias, mas adianto comentários sobre o tema mais importante e mais polêmico, ou seja, sobre a redação na META 20.

O Projeto enviado pelo governo trouxe a seguinte redação:
Meta 20 - Ampliar progressivamente o investimento público em educação até atingir, no mínimo, o patamar de 7% do produto interno bruto do país.

A sociedade civil provou por a + b que é impossível executar um PNE que enfrente a falta de acesso, melhore a qualidade e estabeleça um padrão mínimo de qualidade com este percentual. Em 2009 o investimento público estava em torno de 5%. Por isso, com apoio de inúmeros parlamentares foi apresentada uma proposta de que em 2020 o Brasil aplicaria pelo menos 10% do PIB na educação pública.

Durante todo o Mês de outubro e novembro o deputado Ângelo Vanhoni ensaiou apresentar o seu relatório com um percentual intermediário. No início de novembro chegou a vazar para a imprensa quer seu relatório viria com 8,29% e, finalmente, depois de infindáveis negociações com a área econômica do governo, o deputado apresentaria o percentual de 8%.

Na semana passada presenciei vários parlamentares que apoiam 10% já se conformando com este percentual menor, fazendo um discurso de que “foi o máximo que conseguimos”, ou “melhor 8% do que um veto presidencial” e outras pérolas do tipo.

O texto  que circulou de forma não oficial era o seguinte:
Meta 20: Ampliar o investimento público direto em educação de forma a atingir, no mínimo, o patamar de sete por cento do Produto Interno Bruto do País, no quinto ano de vigência deste plano, e oito inteiros e três décimos por cento, ao final do decênio.

Porém, para surpresa e indignação geral dos que lutam por uma educação de qualidade, este não foi o texto que aparece no relatório. Abaixo a versão oficial protocolada:

Meta 20: Ampliar o investimento público total em educação de forma a atingir, no mínimo, o patamar de oito por cento do Produto Interno Bruto do País, ao final do decênio.

Não é apenas uma leve mudança de palavras. É uma tentativa de ludibriar deputados e a sociedade civil. O “investimento público total em educação”, segundo o site do INEP, “compreende como Investimento Público Total em Educação os valores despendidos nas seguintes Naturezas de Despesas: Pessoal Ativo e seus Encargos Sociais, Ajuda Financeira aos Estudantes (bolsas de estudos e financiamento estudantil), Despesas com Pesquisa e Desenvolvimento, Transferências ao Setor Privado, outras Despesas Correntes e de Capital, e a estimativa para o complemento da aposentadoria futura do pessoal que está na ativa (Essa estimativa foi calculada em 20% dos gastos com o Pessoal Ativo)”.

Em 2009 o  “investimento público direto em educação” foi de 5%, sendo 0,98% feitos pela União, 2,04% pelos estados e 1,94% pelos municípios. Este tem sido o referencial de todo o debate de elevação do investimento no PNE. É este dado que está inscrito na Nota Técnica do MEC, nos discursos do Ministro Haddad e nas análises da sociedade civil.

Em 2009 o “investimento público total em educação” foi de 5,7% do PIB, sendo 1,2% executados pela União, 2,4% pelos estados e 2,2% pelos municípios.

O que o relator negociou com o governo federal é um acordo indecoroso e mentiroso. Ele não está propondo elevação do percentual de 7% para 8%. Pelo contrário, ele está propondo, na melhor das hipóteses, manter a proposta original do governo (7% ao final da década).

É revoltante assistir esta tentativa de ludibriar a opinião pública.

Com a palavra os senhores deputados e senhoras deputadas membros da Comissão Especial.

RETA FINAL DO PLEBISCITO

Encaminhamentos finais do PLEBISCITO DOS 10% JÁ PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA

1. Cada Comitê Regional ou Estadual deve providenciar o recolhimento das urnas e proceder a apuração e totalização dos votos. Esta finalização precisa estar concluída até o dia 15 de dezembro e os resultados enviados para endereço do blog da campanha com cópia para o Andes-SN e a CSP-Conlutas nacional (e-mails abaixo).

2. O Comitê Nacional, atendendo aos pedidos de algumas regiões e entidades, autorizou a coleta de votos, mesmo depois do dia 06 de dezembro, desde que a totalização dos votos esteja concluída dentro do prazo estipulado.

3. É fundamental que os Comitês Regionais e Estaduais comecem desde já o recolhimento e centralização dos votos até agora coletados para que não ocorram atrasos ou perda do controle.

4. A reunião do Comitê Nacional ocorrerá no dia 17 de dezembro. Por isso, é necessário que os dados cheguem com antecedência ou que os representantes dos Comitês Estaduais estejam presentes com a totalização do seu Estado.

5. Os Comitês devem marcar reuniões para avaliação e encaminhar as atas, as listas de votação e os abaixo-assinados que começamos antes de abrir as urnas para o Comitê Nacional (Sede do Andes em Brasília – Quadra Sul -setor dois) ou para a sede da CSP-CONLUTAS (Rua Boa Vista 76, 11° andar - Centro - São Paulo-SP CEP 01014-000).


Informar o número de votos coletados à centralização da campanha:


www.dezporcentoja.blogspot.com


http://www.andes.org.br


dezporcentoja@cspconlutas.org.br  


REUNIÃO DO COMITÊ NACIONAL: 17 DE DEZEMBRO, 14 HORAS - SINTRAJUD
Rua Antonio de Godoy, nº 88 – 15º andar – Centro (próximo ao Metrô S. Bento)

Comitê Nacional da Campanha

28 de novembro de 2011

Participe e Divulgue a Consulta Eletrônica da Campanha pelos 10% do PIB Já!

A Campanha pelos 10% do PIB está colhendo votos em todo o país, através do Plebiscito Nacional.


A campanha também está fazendo uma consulta eletrônica com o objetivo de ampliar a participação popular e de divulgar a coleta oficial de votos e dessa forma, avançar na luta pelo investimento de 10% do PIB para a Educação Pública Já!


Para participar da Consulta basta clicar neste link http://www.dezporcentoja.com.br/ e votar. Repasse para seus colegas, familiares, amigos, etc. Mas não se esqueça: a coleta de votos não terminou! Diga para esses mesmos colegas, amigos e familiares que a votação nas urnas também é fundamental para fortalecer a campanha! 

23 de novembro de 2011

Plebiscito cresce em todo o país!

RELATÓRIO DO PLEBISCITO “10% DO PIB JÁ”

Atualizado em 22 de novembro de 2011

AMAPÁ
- Iniciado o Plebiscito no dia 06 de novembro, na sede campestre do SINSEPEAP, em Macapá. 
- Programa de lançamento na rádio na RDM AM 630, às 14 horas.
- De 07 de novembro a  06 de dezembro: urnas coletando votos na UNIFAP.

BAHIA
- Salvador e mais 17 outros municípios envolvidos na campanha: Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Vitória da Conquista, Santo Amaro, Valença, Porto Seguro, Amargosa, Cruz das Almas, Cachoeira, Sto Antonio, Guanambi, Jequié, Ilheus/Itabuna, Ipiaú, Bomfim e Candeias.
- O comitê baiano incluiu uma segunda pergunta sobre o PNE e já reproduziu milhares de cédulas.

ATIVIDADES
Sábado (19/11): ato com coleta de votos na Pça da Piedade em Salvador abrindo as próximas semanas que terão um ritmo mais intenso de coleta com inúmeras categorias..

Constroem o plebiscito as seguintes entidades: ANDES, CSP-Conlutas, ANEL, Coletivo Contra Corrente, ASPROLF, oposição/APLB, UEEs, ADUNEB, ADUFS, ADUSC, ADUSB, CentroAcadêmico de Ciências Sociais/UFBA, CentroAcadêmico de Quimica/UFBA, CentroAcadêmico de Fono/UNEB, Mobiliza UESC, SIMPI, Sindicato de professores de Itabuna.

CEARÁ
Participam do  comitê da Campanha: ANDES-SN REGIONAL NE 1, CSP-CONLUTAS, SINDSIFCE-SS SINASEFE, ABEPSS REGIONAL NE, CRESS-CE, ANEL, OPOSIÇÃO DE ESQUERDA DA UNE (COLETIVO BARRICADAS), DCE-UECE, DCE-UFC, FEAB FORTALEZA – REGIONAL V, MINORIA SINDIUTE (CSP-CONLUTAS PELA BASE NA EDUCAÇÃO), SINDUECE - SEÇÃO SINDICAL DO ANDES-SN, SINDURCA - SEÇÃO SINDICAL DO ANDES-SN, SINDIUVA – SEÇÃO SINDICAL DO ANDES-SN, SESDUFC – SEÇÃO SINDICAL DE DOCENTES DA UFC/ANDES-SN, COLETIVO BRAÇOS DADOS (UECE), CARAVANA DA PERIFERIA, SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE LIMOEIRO DO NORTE, SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE QUIXERÉ, SINDICATO DE SERVIDORES MUNICIPAIS DE TABULEIRO DO NORTE, CBCE-CE, MNOB-CE, CA DE FILOSOFIA DA UECE, ASSOCIAÇÃO DE DOCENTES APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE DOCENTES DA UFC, SINDICATO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DA CONFECÇÃO FEMININA DE FORTALEZA, SINDICATO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE FORTALEZA, SINDICATO DOS TRABALHADORES DE TRANSPORTES RODOVIÁRIOS DO CEARÁ, MST-CE, SINDJUSTIÇA-CE, CA DE PEDAGOGIA DA UVA, CA DE PEDAGOGIA LUIS PALHANO LOIOLA DA FAEC (CRATEÚS), CA DE DAGOGIA MONTENEGRO DE LIMA DA FACEDI (ITAPIPOCA), CA DE PEDAGOGIA DA FECLIN (TAUÁ), EXECUTIVA CEARENSE DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, CA DE QUÍMICA DA FAEC (CRATEÚS), CA DE BIOLOGIA DA FAEC (CRATÉUS), CA DE BIOLOGIA E QUÍMICA CHARLES DARWIN DA FACEDI (ITAPIPOCA), CA DE BIOLOGIA DA FECLIN (TAUÁ), CA DE SERVIÇO SOCIAL DA UECE, ENESSO – REGIÃO 2, DCE-UVA, CA DE CIÊNCIAS SOCIAIS/UECE, INTERSINDICAL-CE, CA DE BIBLIOTECONOMIA/UFC, CA DE BIOLOGIA/UFC.

O Plebiscito pelos 10% do PIB para a Educação Pública, já! começou no Ceará no dia 7 de novembro e se estenderá até o dia 6 de dezembro. São  urnas em diversas locais de votação (universidades públicas e privadas, IFCE Capital e Interior, escolas da rede municipal e da rede estadual, sedes dos sindicatos, obras da construção civil, fábricas da confecção feminina, terminais de   ônibus, postos de saúde, bem como, nas atividades de greve e de mobilizações).

Na Construção Civil, a coleta de votos já iniciou e terá votação durante do torneio de futebol e nas festa do peão. Na Confecção Feminina, a votação iniciou pelas fábricas. No Sindicato dos Rodoviários, está prevista a coleta de votos nos terminais a partir da próxima semana, Na Universidade Estadual do Ceará, a votação iniciou no Centro de Humanidades no dia 7 de novembro, sob a coordenação do CA de Filosofia, e no Campus do Itaperi, no dia 16, com a ajuda da ANEL e do CA de História. Hoje, setores do ME (Coletivo Barricadas - Oposição de Esquerda da UNE) se deslocaram para o Interior para coletar votos e divulgar o Congresso dos Estudantes da UECE, durante o qual as urnas ficarão à dispisção dos alunos. Na Universidade Federal do Ceará também já   iniciou a votação no Campus do Pici, no dia 11, sob a responsabildiade da FEAB e do DCE, e no Centro de Humanidades, no dia 16, com a contribuição da ANEL. Nos dias 18, 19 e 20 de novembro, ocorrerá Congresso dos Estudantes da UFC, no qual será pautada a discussão sobre O PNE e os 10% do PIB para a Educação Pública. No IFCE, o Sindsifce iniciou a votação pela Capital e agora está precorrendo o Interior. Os sindicatos de servidores municipais do Vale do jaguaribe (Limoeiro, Quixeré e Tabuleiro) estão empenhados na campanha. Nas escolas das rede municipal e estadual, a campanha está em curso e estão funcionando 15 urnas fixas e 6 volantes. A CSP-Conlutas pela Base na Educação coletou votos durante as assembléias de professores da rede municipal (dia 10) e da rede estadual (dia 11). A CSP-Conlutas Saúde também está coletando votos nos postos de saúde e nas atividades de greve de dentistas e enfermeiros, com a ajuda do Sindiodonto. Na Universidade Vale do Acaraú, haverá atividade da campanha no dia 24 de novembro, quando as urnas serão abertas em seis centros, com a perspectiva de coletar 2 mil votos. Enfim, há vários setores envolvidos na construção do Plebiscito, que, no Ceará, conta com a adesão de cerca de 40 entidades e movimentos. A previsão é de se coletar cerca de 35 mil votos.  

Atividades realizadas: 
- Lançamento na Universidade Regional do Cariri – URCA, por ocasião da Abertura do 3º Encontro da Regional NE 1 (agosto).
- Em outubro, foi realizado lançamento na Universidade Estadual do Ceará – UECE.
- Divulgação da durante a XX Semana de Educação da UECE, em outubro.
- No dia 15 de outubro, ato político na Praça do Ferreira, com a presença de mais de 10 entidades e coleta de assinaturas no abaixo-assinado.
- No dia 18 de outubro, ocorreu lançamento no Sindicato dos Rodoviários. No mesmo dia, o Programa Rádio Debate da Rádio Universitária da UFC foi dedicado à Campanha, contando com a presença das professoras Maria do Céu e Tânia Batista (SESDUFC/Seção Sindical de Docentes da UFC - ANDES-SN), dos estudantes Rafael Iguatu (DCE/UECE; ANEL) e Ageu (FEAB-CE).
- Dia 10/11 – Plenária do Plebiscito na UECE;
- Dia 11/11 – Atividade da Campanha na UFC;
- Dia 17/11 – Atividade da Campanha na Universidade Vale do Acaraú – UVA.
- Centralização da campanha: sede da Regional NE 1 do Andes-SN.
- Rua Tereza Cristina, 2266, Benfica, salas 105 e 106, Fortaleza-CE.        

MARANHÃO
A tarefa é combinar as atividades da IV Marcha da Periferia e o Plebiscito dos 10% do PIB.

ATIVIDADES
Todas as Terças-feiras, às 19 horas – reuniões da “Campanha pelos 10% do PIB para a Educação Pública Já!” no Sindicato dos Bancários.
Todas as Quartas-feiras, 19 horas, reuniões preparatórias para Marcha Periferia – no Sindicato dos Bancários
06/11 a 06/12 – Lançamento do PLEBISCITO NACIONAL POPULAR na atividade da Marcha da Periferia e Campanha dos 10%, no Bairro São Raimundo

24/11 – Debate da Marcha na Praça Quilombo Cultural Lagoa Amarela no Centro Histórico
25/11 – Marcha da Periferia
Festival de Hip Hop no Circo da Cidade
26/11 e 27 – Encontro Norte e Nordeste do Quilombo Raça e Classe e Reunião do Quilombo Brasil.

MATO GROSSO DO SUL
Em Três Lagoas, haverá mobilização na UFMS com os  Centros Acadêmicos.
O SINTED que já demonstrou interesse na campanha e será chamado a constituir o comitê.Em Corumbá o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES/Sindicato Nacional – Regional Pantanal e a CSP Conlutas/MS promovem em Corumbá – MS, no Campus do Pantanal da UFMS, no dia 25/11/2011 – às 17h30min - debate com o Prof. Dr. Antonio Rodrigues Belon (ADLESTE).

MATO GROSSO
No dia 15 deste mês, os “10% do PIB”, será incorporado como reivindicação na Marcha contra a Corrupção.

MINAS GERAIS
- Em BH: plebiscito nas escolas  municipais.
- No interior de Minas: plebiscito em escolas de Juiz de Fora, no Triângulo Mineiro: plebiscito nas escolas estaduais e  Divinópolis: plebiscito nas escolas municipais.
- Em  São João Del Rei : plebiscito nas escolas públicas e fábricas.
- Na região mineradora,o Sindicato METABASE( mineiros da região dos Inconfidentes)soltou jornal especial com texto sobre a campanha e fará coleta nas portas das minas.
- Na cidade de Mariana
Dias 16 e 17- panfletagens do Jornal Especial do sindicato e materiais da campanha junto à população
Dias 21, 22, 23 e 24 : Campanha junto à população e os trabalhadores
Coleta de assinaturas, votos e distribuição de material no centro – Plebiscito do PIB e abaixo assino da campanha do Minério tem que ser Nosso!
- Das 5H45 às 7H – em frente ao centro de convenções
- Das 11h às 14h - em frente ao terminal turístico
-Das 17h às 19h – em frente ao terminal turístico
 -  passagens em sala de aula na UFOP
Dias 29, 30, 31, 1, 2
- Aula Pública na UFOP
Quarta, quinta e sexta-feira- votação nos cursos da UFOP e coleta de assinaturas da Campanha do Minério
Contato: JP:  e-mail: freitas510@yahoo.com.br
Cidade de ITABIRA
Campanha nas 10 escolas e urna fixa em dois sindicatos (servidores municipais e metalúrgicos)
Materiais panfletos;adesivos e  cartazes
Início Campanha – semana do dia 21 ao 25.
Cidade de CONTAGEM
Educação – Coleta de votos  nas escolas
E.M Glória Marques, E M Maria Coutinha,E. M Apio cardoso,E. M. CAIC,E.E. Pe D’Mann, E.E Adriano ,E E Israel Pinheiro,E.E  Helena Guerra,E.E Agnelo Correa Viana, e outras escolas municipais e  estaduais.
Feira Eldorado:Dias 03 e 04 de dezembro – 200
Cidade de  JUÍZ de FORA
Sindicatos de professores já começaram  a coleta de votos e o  GRêMIO IFET começa a coleta esta semana.
- Panfletagem e coleta em uma feira de um bairro operário.
Comitê – Participa Sind-Ute; APES (ANDES); ANEL; Sindicato pela Base (oposição da educação municipal); Grêmio IFET; PSTU, PCB. OBS – Sind-Ute, Anel, Grêmio IFET, Oposição Municipal –
O comitê vai fazer 3 atividades de coleta no centro da cidade.
BELO HORIZONTE
Estão participando da campanha: – Estudantes ; Professores Municipais;, Professores Estaduais , Bancários , Movimento Popular, Saúde, servidores Federai s ( previdência) (100), Servidores Municipais (100) – Limpeza Urbana; Judiciário Federal , Metroviários .
 SÃO JOÃO DEL REY/ OURO BRANCO
Participam setores dos Metalúrgicos e movimentos populares e estudantes
Congonhas
Participam  o Sindicato da Mineração, movimentos populares e estudantes da  escola técnica.
DIVINÓPOLIS/ITAÚNA
Participam os Sindicatos dos professores, trabalhadores da , saúde, metalúrgicos
 BETIM
Participam os Servidores Municipais e oposição dos petroleiros.
 UBERLANDIA/MONTE CARMELO
Participam os Professores estaduais os trabalhadores  Ceramistas e  outros.
RELATÓRIO GERAL
São 14 cidades do estado envolvidas. Com algumas desigualdades, os comitês não se estenderam para além de nós. O que teve de qualidade é que o Sind-Ute votou pela realização.

SÃO PAULO
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES
Intensificada  a coleta de votos na categoria dos professores estaduais:
Em Novembro
Dia 23 : Escolas Carlos Gomes, Célia Ribeiro Landim, Wilson Rachid.
Dia 24:  Escolas João Dória e Maria Regina.
Dia 25: Conselho  de Representantes e Assembléia
Dia 28: Escolas San Martin e Bustamante.
Dia 29: Saresp
Dia 30: Saresp
Em dezembro:
Dia 01 : Zamith e Mathatias.
Dia 02 :Dario de Queirós
Praça Central de Mogi
Praça Central de Suzano
Praça central de São Miguel
Feira de Mogi
05 Universidades.
Em Osasco e região:
Dia 27 de nov: 9 hs: Feira Jardim Belval
28 a 92 de dezembro: coleta de votos nas fábricas da região.
Na região Sul:
24 de novembro: Plebiscito no Sarau do Binho no Campo Limpo
Dia 26: Plebiscito no lançamento leitura.
Em dezembro
Dia 01: Fábrica
Participam da campanha coletando votos em suas bases: SINDSEF, SINTAJUD, SINSPREV , do dia 22 à 25 de novembro.

Dia 06.12: Coleta de votos nas estações terminais do Metrô.

PARÁ
_ O Sindicato da Construção Civil tem divulgado a campanha nas obras e fechou seu calendário de campanha com a meta de alcançar 10.000 votos.
 _ O Sindtifes já fechou atividades de campanha no dia 25/11.
_  Sintepp fará a campanha nas subsedes do interior do Estado que devem levar material para os 123 municípios de inserção da entidade.
-   O Sinasefe, no dia 25/11 fará atividades com os interiores e pautará a campanha e a expansão da mesma para suas bases
- O DCE da UFRA fechou uma meta de 2000 votos no plebiscito.

 ENCAMINHAMENTOS
As entidades serão responsáveis pela realização do plebiscito nas suas bases e  o comitê centralizará os resultados. As votações em espaços publicos serão garantidas pelo comitê e o QG da campanha será no Sinasefe.

MATERIAL DISPONÍVEL
Panfletos, adesivos, Banners, 1 CD com uma chamada da campanha.

CALENDÁRIO
 Todos os domingos na Praça da Republica haverá urna até o final da campanha. Ponto de encontro: Oswaldo Cruz com Pte Vargas às 8h)

24/11 (17:00h) - Coleta de votos na Obra da MARCO Eng. - Angustura próx. a 25 de setembro

Orientação: a realização das eleições e coleta de votos será de responsabilidade das entidades e movimentos acompanhadas pelo comitê, nos locais onde isso não for possível, o Comitê discutirá como suprir.

PARAÍBA
Campanha e coleta de votos na UFPA.
Coleta de votos em Campina Grande e CajazeirasReunião do comitê aconteceu neste sábado e decisões sobre os encaminhamentos seguem assim que o relatório for feito.

PARANÁ
Comitê 10% do PIB já, de Curitiba e Região Metropolitana formado por:ANDES-SN; APUFPR (Docentes UFPR); SISMMAC (Educadores Municipais); DCE UFPR; DCE UTFPR; CENTRO ACADMICO DE DIREITO DA UFPR; CENTRO ACADÊMICO DE SOCIOLOGIA DA PUCPR; CENTRO ACADÊMICO DE GEOGRAFIA DA UFPR; CENTRO ACADÊMICO DE HISTÓRIA DA UFPR; GRÊMIO DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ-GECEP; CENTRO ACADÊMICO DE PSICOLOGIA DA UFPR; OPOSIÇÃO APP-SINDICATO – CSP CONLUTAS; ANEL; GETUP-PR; CONEP; FEMEH; PSOL; PSTU; PCB.}
Os votos serão coletados por estas entidades nos locais onde atuam e na Rua XV haverá uma barraca permanente.
A centralização da campanha será no ANDES–SN
Rua Emiliano Perneta, 424 Conjunto 31 - Curitiba - Paraná - Cep: 80420-080 –
Fones: (41) 3324-6164 (41) 3324-3719 - Falar com Marcello
Dia 10/11: Foi realizado o ato de Lançamento do Plebiscito (Debate).
O Comitê de Maringá formado pelas entidades e organizações: SESDUEM, DCE-UEM, ANEL, UJR, CSP-Conlutas, Intersindical, oposição APP e oposição SISMAR  e outras participará do plebiscito coletando votos na UEM e escolas públicas estaduais e municipais da região. Em Sarandi, foi constituído um comitê que coletará votos na região.

PIAUI
O comitê tem funcionado com reuniões quinzenais.
O comitê é formado por: CSP CONLUTAS, ADUFPI, ADCESPI, DIREÇÃO REGIONAL ANDES/SN, SINDCEFET, SINDSERM - THE, ANEL, BARRICADAS, CAJUÍNA( COLETIVO DE DIREITO- UFPI) e ENECOS.

Local das reuniões: sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais - SINDSERM ( 86) 3221 - 3165
Contatos com: Daniel Solon ( ADCESPI/ANDES): danielsolon@gmail.com (86) 9976 – 1400
Marcos ( Op. Educação estadual): marmarx16@hotmail.com (86) 9991 – 6642
ATIVIDADES DE CAMPANHA

DE 21 - 27 DE NOVEMBRO:
21.11 - 17h - ANEL E CENTROS ACADÊMICOS: Debate e coleta de votos na pracinha de Filosofia/ CCHL - UFPI.
ENS. SUPERIOR: ENTRE 21-25 NOV (Ens.Sup.UFPI)
UFPI e UESPI - TERESINA Z. NORTE/ TERESINA Z. SUDESTE (Ens.Sup. UESPI l)
25.11.2011 – 
Ocupação de praça com intervenção artística e política - Dia de Luta contra violência a mulher.( UMP - União da Mulheres Piauienses, Coletivo Gênero e Classe do Sindserm,  MML - CSP CONLUTAS, PSTU, APS, ANEL).
 Haverá ponto de coleta de assinatura pela campanha dos 10% do PIB. Link: necessidade de se fazer o combate as opressões também no âmbito da educação formal e para tanto faz-se necessário equipes de trabalho multidisciplinar nas escolas o que requer mais investimentos na educação.

25.11 - Festa em frente a UESPI: SOS UESPI e 10% do PIB  – 19h

MERCADOS: 27/11 – Coleta de voto nos mercados públicos municipais ( Mercado Mafuá e Mercado Parque Piauí).

DE 28 NOV. - 06 DE DEZEMBRO

29 e 30 de novembro – Liceu:  o plebiscito na praça em frente.
Das 06:30 da manhã as 17:00 da tarde.

MERCADOS: 04/12 – Coleta de voto nos mercados públicos municipais
( Mercado Mafuá:  Mercado Parque Piauí).

ENCERRAMENTO DA CAMPANHA:VOTAÇÃO EM PRAÇA PÚBLICA COM URNA ELETRÔNICA, CARRO DE SOM E PANFLETAGEM.
 ATIVIDADES DE CAMPANHA REALIZADAS:

ESCOLAS MUNICIPAIS - E.M. Dom Helder - 19.11.2011 - 9h
19.11.2011 – E.M. IRMÃ DULCE (Debate e coleta de votos).

ESCOLAS ESTADUAIS -  Sempre as quartas, quintas e sextas - ponto de encontro SINDSERM as 14H

MERCADOS:  20/11 – Coleta de voto nos mercados públicos municipais
 ( Mercado Mafuá e Mercado Parque Piauí).
Barão de Gurgueia: Nos dias 11 e 14 de novembro mobilização dos alunos com debate no dia 16 de novembro (manhã).
A votação ocorreu em 16, 17 e 18 de novembro (manhã e tarde).

IFPI:Mobilização e coleta de votos dos estudantes nos dias 16, 17 e 18 de novembro (manhã, tarde e noite).

JUVENTUDE/ ANEL:
UFPI: COLETA DE VOTOS 09, 10/11.
09.11 - CCS : ponto de encontro – odontologia 9:30H; CCN: almoço no R.U e 14h novamente: ponto de encontro: xérox azul – próx. DCE
10.11 – CCE e CCHL: ponto de encontro – praça da filosofia 9:30h e Almoço R.U do CCHL – Biblioteca Central)
UESPI: OPERATIVO, PANFLETOS E JORNAIS : 10/11/11.
A PARTIR DE 12 NOV.
ESCOLAS MUNICIPAIS - 8 PALESTRAS EM ESCOLAS ESTRATÉGICAS GEOGRAFICAMENTE, O QUE SIGNIFICA EM MÉDIA 32 LOCAIS DE TRABALHO.
RÁDIO CALÇADA NA RUA CLIMATIZADA/ CENTRO - DIA 25 NOV (ATIVIDADE EM CONJUNTO COM DIA DE LUTA AO COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER)
Estratégias de mobilização: rádios comunitárias, spot para os bairros onde serão realizados os debates setoriais ( caso do SINDSERM);
12.11.2011 – E.M. PARQUE PIAUÍ ( Debate e coleta de votos).
19.11.2011 – E.M. IRMÃ DULCE (Debate e coleta de votos).
ESCOLAS ESTADUAIS -
Sempre as quartas e sextas
URNA FIXA - SINDSERM/ CÁRITAS
URNA ITINERANTE - SETOR DE BANCÁRIOS E CORREIOS ( ainda sem definição de quantidades).
13, 20, 24/11 – Coleta de voto nos mercados públicos municipais ( Mercado Mafuá, Mercado Parque Piauí).

RIO GRANDE DO SUL
Participam do Comitê Estadual: Andes, Cpers, Sindppd, Simpa, Atempa, seções regionais do   Andes) e entidades estudantis (ANEL, DCE Ufrgs, Executiva Est.E.Física, MNCR, Juventude Libre, Juntos) e outros. 
 A centralização da campanha está a cargo da coordenação do Comitê Estadual, no Cpers Sindicato para centralização e distribuição do material. Será feita a distribuição de urnas e materiais pela seção sindical do Andes (Ricardo).
O material foi confeccionado em grande quantidade e já está sendo distribuído (panfletos, adesivos, cartazes nacionais e regional, incluindo a segunda pergunta).
Stand para coleta de votos na Feira do Livro em Porto Alegre

TOCANTINS
Professores e estudantes lançaram nesta sexta-feira (11) o plebiscito sobre o investimento de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil para a educação. O evento ocorreu durante todo o dia na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e faz parte da ação nacional de mobilização que se estende até o dia 10 de dezembro.
A Seção Sindical dos Docentes da UFT (SESDUFT-SS) filiado ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) promove    a Campanha junto ao Diretório Central dos Estudantes da UFT (DCE-UFT) e Assembleia Nacional dos Estudantes Livres (Anel).  Representantes das entidades promotoras da ação estarão com urnas na UFT campus de Palmas para que a comunidade acadêmica possa votar. A pergunta do Plebiscito será: Você é a favor do investimento de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para Educação Pública Já?


14 de novembro de 2011

Confira novo Relatório da Campanha e da coleta de votos!

RELATÓRIO DO PLEBISCITO “10% DO PIB JÁ”

Atualizado em 11 de novembro de 2011-11-12

PARÁ

O  lançamento da campanha na Praça da República, no dia 6, foi avaliada como muito positiva e deve ser mantida todos os domingos pela concentração grande de pessoas.

A reunião do Comitê do dia 08 contou  com a presença de:  SINASEFE, SINDTIFES, SINDICATO DA CONSTRUÇÃO CIVIL, CSP CONLUTAS, INTERSINDICAL, ANEL, DCE UFRA, DCE UFPA, MOVIMENTO CONTRAPONTO, OPOSIÇÃO URBANITÁRIA.
PAUTA: INFORMES, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS

­­­ _ O Sindicato da Construção Civil tem divulgado a campanha nas obras e fechou seu calendário de campanha com a meta de alcançar 10.000 votos.
 _ O Sindtifes já fechou atividades de campanha no dia 25/11.
­­­ _  Sintepp fará a campanha nas subsedes do interior do Estado que devem levar material para os 123 municípios de inserção da entidade.
-   O Sinasefe, no dia 25/11 fará atividades com os interiores e pautará a campanha e a expansão da mesma para suas bases
- O DCE da UFRA fechou uma meta de 2000 votos no plebiscito.

 ENCAMINHAMENTOS
As entidades serão responsáveis pela realização do plebiscito nas suas bases e  o comitê centralizará os resultados. As votações em espaços publicos serão garantidas pelo comitê e o QG da campanha será no Sinasefe.

MATERIAL DISPONÍVEL
Panfletos, adesivos, Banners, 1 CD com uma chamada da campanha.

CALENDÁRIO
 Todos os domingos na Praça da Republica haverá urna até o final da campanha. Ponto de encontro: Oswaldo Cruz com Pte Vargas as 8h)
17/11 (16:30h) - Coleta de votos na obra da STATUS - Augusto Montenegro
17/11 (07:30h) - Coleta de votos na Cosanpa de São Brás
21/11 (16:30h) - Coleta de votos nas obras da Quality e Leal Moreira - D. Romualdo de Seixas próx. a Antônio Barreto.
24/11 (17:00h) - Coleta de votos na Obra da MARCO Eng. - Angustura próx. a 25 de setembro
10/11 (07:30h) - Coleta de votos na Cosanpa do Utinga - João Paulo II
Próxima reunião: segunda 14/11/ às 16h no Sinasefe
Orientação: a realização das eleições e coleta de votos será de responsabilidade das entidades e movimentos acompanhadas pelo comitê, nos locais onde isso não for possível, o Comitê discutirá como suprir.

MARANHÃO
A tarefa é combinar as atividades da IV Marcha da Periferia e o Plebiscito dos 10% do PIB.
ATIVIDADES
Todas as Terças-feiras, às 19 horas – reuniões da “Campanha pelos 10% do PIB para a Educação Pública Já!” no Sindicato dos Bancários.
Todas as Quartas-feiras, 19 horas, reuniões preparatórias para Marcha Periferia – no Sindicato dos Bancários
06/11 a 06/12 – Lançamento do PLEBISCITO NACIONAL POPULAR na atividade da Marcha da Periferia e Campanha dos 10%, no Bairro São Raimundo

17/11 – Aula Pública “Porque Defendemos 10% do PIB para a Educação Pública Já!” (Praça Deodoro), seguida de Show em Defesa da Educação Pública de Qualidade (Praça Deodoro)
19/11 - Atividade da Marcha da Periferia e Campanha dos 10% na Área Itaqui Bacanga
24/11 – Debate da Marcha na Praça Quilombo Cultural Lagoa Amarela no Centro Histórico
25/11 – Marcha da Periferia
Festival de Hip Hop no Circo da Cidade
26/11 e 27 – Encontro Norte e Nordeste do Quilombo Raça e Classe e Reunião do Quilombo Brasil.

RIO GRANDE DO SUL
Participam do Comitê Estadual: Andes, Cpers, Sindppd, Simpa, Atempa, seções regionais do Andes) e entidades estudantis (ANEL, DCE Ufrgs, Executiva Est.E.Física, MNCR, Juventude Libre, Juntos) e outros. 
 A centralização da campanha está a cargo da coordenação do Comitê Estadual, no Cpers Sindicato para centralização e distribuição do material. Será feita a distribuição de urnas e materiais pela seção sindical do Andes (Ricardo).
O material foi confeccionado em grande quantidade e já está sendo distribuído (panfletos, adesivos, cartazes nacionais e regional, incluindo a segunda pergunta).
Stand para coleta de votos na Feira do Livro em Porto Alegre
Dia 18.11: Coleta de votos na Assembléia dos Professores.

MATO GROSSO DO SUL
Em Três Lagoas, haverá mobilização na UFMS com os  Centros Acadêmicos.
O SINTED que já demonstrou interesse na campanha e será chamado a constituir o comitê.

MATO GROSSO
No dia 15 deste mês, os “10% do PIB”, será incorporado como reivindicação na Marcha contra a Corrupção.

PARANÁ
Comitê 10% do PIB já, de Curitiba e Região Metropolitana formado por:ANDES-SN; APUFPR (Docentes UFPR); SISMMAC (Educadores Municipais); DCE UFPR; DCE UTFPR; CENTRO ACADMICO DE DIREITO DA UFPR; CENTRO ACADÊMICO DE SOCIOLOGIA DA PUCPR; CENTRO ACADÊMICO DE GEOGRAFIA DA UFPR; CENTRO ACADÊMICO DE HISTÓRIA DA UFPR; GRÊMIO DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ-GECEP; CENTRO ACADÊMICO DE PSICOLOGIA DA UFPR; OPOSIÇÃO APP-SINDICATO – CSP CONLUTAS; ANEL; GETUP-PR; CONEP; FEMEH; PSOL; PSTU; PCB.}
Os votos serão coletados por estas entidades nos locais onde atuam e na Rua XV haverá uma barraca permanente.
A centralização da campanha será no ANDES–SN
Rua Emiliano Perneta, 424 Conjunto 31 - Curitiba - Paraná - Cep: 80420-080 –
Fones: (41) 3324-6164 (41) 3324-3719 - Falar com Marcello
Dia 10/11: Foi realizado o ato de Lançamento do Plebiscito (Debate).
O Comitê de Maringá formado pelas entidades e organizações: SESDUEM, DCE-UEM, ANEL, UJR, CSP-Conlutas, Intersindical, oposição APP e oposição SISMAR  e outras participará do plebiscito coletando votos na UEM e escolas públicas estaduais e municipais da região. Em Sarandi, foi constituído um comitê que coletará votos na região.

DF

O Comitê reuniu-se no dia 05, na sede do SINASEFE-Nacional para definir os encaminhamentos necessários à coleta de votos.

CEARÁ
Participam do  comitê da Campanha: ANDES-SN REGIONAL NE 1, CSP-CONLUTAS, SINDSIFCE-SS SINASEFE, ABEPSS REGIONAL NE, CRESS-CE, ANEL, OPOSIÇÃO DE ESQUERDA DA UNE (COLETIVO BARRICADAS), DCE-UECE, DCE-UFC, FEAB FORTALEZA – REGIONAL V, MINORIA SINDIUTE (CSP-CONLUTAS PELA BASE NA EDUCAÇÃO), SINDUECE - SEÇÃO SINDICAL DO ANDES-SN, SINDURCA - SEÇÃO SINDICAL DO ANDES-SN, SINDIUVA – SEÇÃO SINDICAL DO ANDES-SN, SESDUFC – SEÇÃO SINDICAL DE DOCENTES DA UFC/ANDES-SN, COLETIVO BRAÇOS DADOS (UECE), CARAVANA DA PERIFERIA, SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE LIMOEIRO DO NORTE, SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE QUIXERÉ, SINDICATO DE SERVIDORES MUNICIPAIS DE TABULEIRO DO NORTE, CBCE-CE, MNOB-CE, CA DE FILOSOFIA DA UECE, ASSOCIAÇÃO DE DOCENTES APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE DOCENTES DA UFC, SINDICATO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DA CONFECÇÃO FEMININA DE FORTALEZA, SINDICATO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE FORTALEZA, SINDICATO DOS TRABALHADORES DE TRANSPORTES RODOVIÁRIOS DO CEARÁ, MST-CE, SINDJUSTIÇA-CE, CA DE PEDAGOGIA DA UVA, CA DE PEDAGOGIA LUIS PALHANO LOIOLA DA FAEC (CRATEÚS), CA DE DAGOGIA MONTENEGRO DE LIMA DA FACEDI (ITAPIPOCA), CA DE PEDAGOGIA DA FECLIN (TAUÁ), EXECUTIVA CEARENSE DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, CA DE QUÍMICA DA FAEC (CRATEÚS), CA DE BIOLOGIA DA FAEC (CRATÉUS), CA DE BIOLOGIA E QUÍMICA CHARLES DARWIN DA FACEDI (ITAPIPOCA), CA DE BIOLOGIA DA FECLIN (TAUÁ), CA DE SERVIÇO SOCIAL DA UECE, ENESSO – REGIÃO 2, DCE-UVA, CA DE CIÊNCIAS SOCIAIS/UECE, INTERSINDICAL-CE, CA DE BIBLIOTECONOMIA/UFC, CA DE BIOLOGIA/UFC.
Atividades previstas
Dia 17/11 – Atividade da Campanha na Universidade Vale do Acaraú – UVA.

Atividades realizadas: Lançamento na Universidade Regional do Cariri – URCA, por ocasião da Abertura do 3º Encontro da Regional NE 1 (agosto).
Em outubro, foi realizado lançamento na Universidade Estadual do Ceará – UECE.
Divulgação da durante a XX Semana de Educação da UECE, em outubro.
No dia 15 de outubro, ato político na Praça do Ferreira, com a presença de mais de 10 entidades e coleta de assinaturas no abaixo-assinado.
No dia 18 de outubro, ocorreu lançamento no Sindicato dos Rodoviários. No mesmo dia, o Programa Rádio Debate da Rádio Universitária da UFC foi dedicado à Campanha, contando com a presença das professoras Maria do Céu e Tânia Batista (SESDUFC/Seção Sindical de Docentes da UFC - ANDES-SN), dos estudantes Rafael Iguatu (DCE/UECE; ANEL) e Ageu (FEAB-CE).
Dia 10/11 – Plenária do Plebiscito na UECE;
Dia 11/11 – Atividade da Campanha na UFC;
Centralização da campanha: sede da Regional NE 1 do Andes-SN.
Rua Tereza Cristina, 2266, Benfica, salas 105 e 106, Fortaleza-CE.                                           
Telefones: 2383 8751 (sede)

MINAS GERAIS
 No dia 11 aconteceu debate com Prof. Nicholas Davis.
Em BH: plebiscito nas escolas  municipais.
No interior de Minas: plebiscito em escolas de Juiz de Fora, no Triângulo Mineiro: plebiscito nas escolas estaduais e  Divinópolis: plebiscito nas escolas municipais.
Em  São João Del Rei : plebiscito nas escolas públicas e fábricas.
 Na região mineradora,o Sindicato METABASE( mineiros da região dos Inconfidentes)soltou jornal especial com texto sobre a campanha e fará coleta nas portas das minas.

SÃO PAULO
ATIVIDADES REALIZADAS
O ato de lançamento do plebiscito aconteceu hoje dia 07, na Praça Ramos, 12 horas e contou com a participação de professores, bancários, estudantes e a população que votou SIM para os 10% do PIB.
O Comitê de Santo Amaro (zona sul de São Paulo) abriu o plebiscito, no dia 05, com ato na Praça Floriano. O Comitê conta com a participação da Apeoesp-Zona Sul e movimentos populares.
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES
Dia 10.11: Iniciada a coleta de votos nas escolas estaduais.
Coleta de votos iniciada em 08.11 de nov.com a categoria dos Metroviários
DIA 17.11: Distribuição de 130 mil cartas abertas à população pelo Sindicato dos Metroviários.
Dia 06.12: Coleta de votos nas estações terminais do Metrô.

PIAUI
O comitê tem funcionado com reuniões quinzenais.
O comitê é formado por: CSP CONLUTAS, ADUFPI, ADCESPI, DIREÇÃO REGIONAL ANDES/SN, SINDCEFET, SINDSERM - THE, ANEL, BARRICADAS, CAJUÍNA( COLETIVO DE DIREITO- UFPI) e ENECOS.

Local das reuniões: sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais - SINDSERM ( 86) 3221 - 3165
Contatos com: Daniel Solon ( ADCESPI/ANDES): danielsolon@gmail.com (86) 9976 – 1400
Marcos ( Op. Educação estadual): marmarx16@hotmail.com (86) 9991 - 6642
 ATIVIDADES DA CAMPANHA:
O ato de lançamento foi durante Audiência Pública dia 08.11.2011 sobre financiamento da UESPI ;
O comitê trabalha com a  pergunta estadual: Você é a favor do investimento de 5% do orçamento estadual para a UESPI, já?
Locais de coleta de votos no Piauí:
ENS. SUPERIOR: ENTRE 21-25 NOV : ANDES/ ADCESPI/ADUFPI
UFPI - TERESINA, FLORIANO.
UESPI - TERESINA Z. NORTE/ TERESINA Z. SUDESTE (a partir do dia 8 de novembro a 6 de dezembro)
17.11.2011 – UESPI : audiência e coleta de votos
25.11.2011 – Festa em frente a UESPI: SOS UESPI e 10% – 19h
ATIVIDADES REALIZADAS
UESPI: URNA 08.11 a 06.11
IFPI - CENTRO
JUVENTUDE/ ANEL:
UFPI: COLETA DE VOTOS 09, 10/11.
09.11 - CCS : ponto de encontro – odontologia 9:30H; CCN: almoço no R.U e 14h novamente: ponto de encontro: xérox azul – próx. DCE
10.11 – CCE e CCHL: ponto de encontro – praça da filosofia 9:30h e Almoço R.U do CCHL – Biblioteca Central)
UESPI: OPERATIVO, PANFLETOS E JORNAIS : 10/11/11.
A PARTIR DE 12 NOV.
ESCOLAS MUNICIPAIS - 8 PALESTRAS EM ESCOLAS ESTRATÉGICAS GEOGRAFICAMENTE, O QUE SIGNIFICA EM MÉDIA 32 LOCAIS DE TRABALHO.
RÁDIO CALÇADA NA RUA CLIMATIZADA/ CENTRO - DIA 25 NOV (ATIVIDADE EM CONJUNTO COM DIA DE LUTA AO COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER)
Estratégias de mobilização: rádios comunitárias, spot para os bairros onde serão realizados os debates setoriais ( caso do SINDSERM);
12.11.2011 – E.M. PARQUE PIAUÍ ( Debate e coleta de votos).
19.11.2011 – E.M. IRMÃ DULCE (Debate e coleta de votos).
ESCOLAS ESTADUAIS -
Sempre as quartas e sextas
URNA FIXA - SINDSERM/ CÁRITAS
URNA ITINERANTE - SETOR DE BANCÁRIOS E CORREIOS ( ainda sem definição de quantidades).
13, 20, 24/11 – Coleta de voto nos mercados públicos municipais ( Mercado Mafuá, Mercado Parque Piauí).
04/11 - Coleta de voto nos mercados públicos municipais
ENCERRAMENTO DA CAMPANHA:VOTAÇÃO EM PRAÇA PÚBLICA COM URNA ELETRÔNICA, CARRO DE SOM E PANFLETAGEM.

BAHIA
O Comitê conta a participação de várias entidades que realizaram reunião de organização neste fim de semana, para definir as atividades e locais para coleta de votos.

AMAPÁ
Iniciado o Plebiscito no dia 06 de novembro, na sede campestre do SINSEPEAP, em Macapá. Programa de lançamento na rádio na RDM AM 630, às 14 horas.
De 07 a 12 de novembro urnas coletaram votos na UNIFAP.

PARAÍBA
Campanha e coleta de votos na UFPA.
Coleta de votos em Campina Grande e CajazeirasReunião do comitê aconteceu neste sábado e decisões sobre os encaminhamentos seguem assim que o relatório for feito.

OBSERVAÇÃO: ATUALIZEM OS INFORMES  dezporcentoja@cspconlutas.org.br e conce85@yahoo.com.br

8 de novembro de 2011

Baixe a cédula do Plebiscito

Confira mais novos informes dos Estados!

PARÁ

Reunião do dia 04 de novembro contou com a presença: CSP Conlutas, Sindicato da C. Civil, Sindtifes, Sinasefe, Anel, DCE UFRA, DCE UFPA, MTST e movimentos sociais Contra Ponto, Mulheres em Luta, Luta Educador.
Foi decidido que as  seguintes entidades serão procuradas:  Sintsep, MST, CNBB, CPT, OAB, Sintel, Sintprev, Comitê Xingu Vivo, Frente de Resistência Urbana. Lideram a campanha: CSP Conlutas, Intersindical,  ANEL,  e ANDES.
CALENDÁRIO APROVADO
06/11 (domingo) – Ato de lançamento da campanha na Praça da República – 9h (ponto de encontro em frente ao Bar do Parque)
07/11 (segunda) – Urna de coleta de votos na Assembléia Geral dos Professores da rede estadual 9h (Local: Centro Social de Nazaré)
08/11 (terça ) – Reunião do Comitê, 14h – Sinasefe
09/11 (quarta) – Aula em Capanema com a participação de professores e estudantes, 17h – Sintepp (Local a ser definido pelo sindicato)
10/11 (quinta) – Urna em frente a Cosanpa do UTINGA (7:30h as 8:30h e 11:30h as 14:00h). Resp: Paulo Braga
11/11 (sexta) - Urna em frente a Cosanpa do Jurunas (mesmo horário Utinga)
17/11 (quinta) – Urna em frente a Cosanpa de São Bras (mesmo horário Utinga)
Orientação: a realização das eleições e coleta de votos será de responsabilidade das entidades e movimentos acompanhadas pelo comitê, nos locais onde isso não for possível, o Comitê discutirá como suprir.


CEARÁ
O comitê da Campanha se reúne semanalmente desde o dia 04 de agosto de 2011. Participam: ANDES-SN REGIONAL NE 1, CSP-CONLUTAS, SINDSIFCE-SS SINASEFE, ABEPSS REGIONAL NE, CRESS-CE, ANEL, OPOSIÇÃO DE ESQUERDA DA UNE (COLETIVO BARRICADAS), DCE-UECE, DCE-UFC, FEAB FORTALEZA – REGIONAL V, MINORIA SINDIUTE (CSP-CONLUTAS PELA BASE NA EDUCAÇÃO), SINDUECE - SEÇÃO SINDICAL DO ANDES-SN, SINDURCA - SEÇÃO SINDICAL DO ANDES-SN, SINDIUVA – SEÇÃO SINDICAL DO ANDES-SN, SESDUFC – SEÇÃO SINDICAL DE DOCENTES DA UFC/ANDES-SN, COLETIVO BRAÇOS DADOS (UECE), CARAVANA DA PERIFERIA, SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE LIMOEIRO DO NORTE, SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE QUIXERÉ, SINDICATO DE SERVIDORES MUNICIPAIS DE TABULEIRO DO NORTE, CBCE-CE, MNOB-CE, CA DE FILOSOFIA DA UECE, ASSOCIAÇÃO DE DOCENTES APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE DOCENTES DA UFC, SINDICATO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DA CONFECÇÃO FEMININA DE FORTALEZA, SINDICATO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE FORTALEZA, SINDICATO DOS TRABALHADORES DE TRANSPORTES RODOVIÁRIOS DO CEARÁ, MST-CE, SINDJUSTIÇA-CE, CA DE PEDAGOGIA DA UVA, CA DE PEDAGOGIA LUIS PALHANO LOIOLA DA FAEC (CRATEÚS), CA DE DAGOGIA MONTENEGRO DE LIMA DA FACEDI (ITAPIPOCA), CA DE PEDAGOGIA DA FECLIN (TAUÁ), EXECUTIVA CEARENSE DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, CA DE QUÍMICA DA FAEC (CRATEÚS), CA DE BIOLOGIA DA FAEC (CRATÉUS), CA DE BIOLOGIA E QUÍMICA CHARLES DARWIN DA FACEDI (ITAPIPOCA), CA DE BIOLOGIA DA FECLIN (TAUÁ), CA DE SERVIÇO SOCIAL DA UECE, ENESSO – REGIÃO 2, DCE-UVA, CA DE CIÊNCIAS SOCIAIS/UECE, INTERSINDICAL-CE, CA DE BIBLIOTECONOMIA/UFC, CA DE BIOLOGIA/UFC.

Atividades realizadas: Lançamento na Universidade Regional do Cariri – URCA, por ocasião da Abertura do 3º Encontro da Regional NE 1 (agosto).
Em outubro, foi realizado lançamento na Universidade Estadual do Ceará – UECE.
Divulgação da durante a XX Semana de Educação da UECE, em outubro.
No dia 15 de outubro, ato político na Praça do Ferreira, com a presença de mais de 10 entidades e coleta de assinaturas no abaixo-assinado.
No dia 18 de outubro, ocorreu lançamento no Sindicato dos Rodoviários. No mesmo dia, o Programa Rádio Debate da Rádio Universitária da UFC foi dedicado à Campanha, contando com a presença das professoras Maria do Céu e Tânia Batista (SESDUFC/Seção Sindical de Docentes da UFC - ANDES-SN), dos estudantes Rafael Iguatu (DCE/UECE; ANEL) e Ageu (FEAB-CE).
Atividades previstas:
Dia 10/11 – Plenária do Plebiscito na UECE;
Dia 11/11 – Atividade da Campanha na UFC;
Dia 17/11 – Atividade da Campanha na Universidade Vale do Acaraú – UVA.
Centralização da campanha: sede da Regional NE 1 do Andes-SN.
Rua Tereza Cristina, 2266, Benfica, salas 105 e 106, Fortaleza-CE.                                           
Telefones: 2383 8751 (sede)
Próxima reunião do Comitê: no dia 8 de novembro.

MINAS GERAIS
Neste fim de semana (sexta, sábado e domingo) a reunião da CSP-Conlutas-MG, em Ouro Preto, teve como ponto principal a organização do plebiscito no estado. A reunião que contou com a presença das entidades filiadas (35 participantes) definiu a programação que será posteriormente divulgada.

SÃO PAULO
No dia 05, a CSP-Conlutas-SP reuniu as entidades filiadas para organizar o plebiscito no estado. Foram distribuídos materiais, cédulas, cartazes, atas e panfletos para capital e interior: Campinas, Vale do Paraíba, Araraquara, Guarulhos, Osasco, ABC, Ribeirão Preto, Sumaré e outras. A coleta de votos será feita pelo MTST em várias ocupações e comunidades com ênfase na necessidade de mais investimento para a construção de creches e escolas.
O ato de lançamento do plebiscito aconteceu hoje dia 07, na Praça Ramos, 12 horas e contou com a participação de professores, bancários, estudantes e a população que votou SIM para os 10% do PIB.
O Comitê de Santo Amaro (zona sul de São Paulo) abriu o plebiscito, no dia 05, com ato na Praça Floriano. O Comitê conta com a participação da Apeoesp-Zona Sul e movimentos populares.
A coleta de votos já começou.

PIAUI
Em Teresina, no dia 07 de novembro haverá assembléia dos trabalhadores da Educação, com indicativo de greve. Na pauta da assembléia, a campanha dos 10% do PIB para a Educação Pública já.

BAHIA
O Comitê conta a participação de várias entidades que realizaram reunião de organização neste fim de semana, para definir as atividades e locais para coleta de votos.

AMAPÁ
Iniciado o Plebiscito no dia 06 de novembro, na sede campestre do SINSEPEAP, em Macapá. Programa de lançamento na rádio na RDM AM 630, às 14 horas.
De 07 a 12 de novembro haverá urnas coletando votos na UNIFAP.

PARAÍBA
Reunião do comitê aconteceu neste sábado e decisões sobre os encaminhamentos seguem assim que o relatório for feito.